A Vila

Sesimbra

A costa marítima de Sesimbra tem o melhor peixe e marisco do mundo. Pescado exclusivamente através de métodos artesanais, são manuseados cuidadosamente por mãos experientes, cuja aprendizagem passou de geração em geração.

Mas Sesimbra não é só peixe. Em redor da Vila estende-se um extenso território com pequenas explorações, muitas delas familiares e pouco industrializadas, que recorrem ainda a métodos artesanais na produção e confecção dos seus artigos. Os queijos da Azoia, o mel, os legumes e hortícolas biológicos, a doçaria regional, onde referimos a nossa farinha torrada. Aqui ao lado fica Azeitão, que nos contempla com os seus queijos internacionalmente premiados, as suas famosas tortas e os seus bons vinhos, chegados também das regiões de Palmela e Setúbal, que produz o internacionalmente premiado “melhor vinho Moscatel do Mundo”.

O concelho de Sesimbra possui características ímpares que proporcionam um alargado e variado leque de actividades de Natureza, como passeios de barco ou de jipe, passeios a pé ou de bicicleta, actividades de mergulho ou de pesca desportiva, canoagem e actividades radicais como surf ou escalada. 

Estas actividades podem ser praticadas na própria Vila, na foz do rio Sado, na Serra da Arrábida, no Cabo Espichel, na Lagoa de Albufeira, na praia do Meco, assim como nos restantes locais que fazem parte da paisagem natural de Sesimbra.

Em termos de património construído salientam-se entre muitos outros o Castelo de Sesimbra e a Fortaleza de Santiago.
Quanto às tradições destacamos a Arte Xávega, um tipo de pesca de arrasto feito a partir de terra, que ocorre na Baía de Sesimbra e na Praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco.

O programa cultural proporciona na Vila de Sesimbra um constante e diversificado leque de eventos que vão desde a programação do Cineteatro Municipal João Mota, às exposições na Fortaleza de Santiago até aos eventos de Carnaval de rua.


Sesimbra é peixe e muito mais,

Sesimbra espera por si!